Cronograma capilar #parte 1

domingo, fevereiro 14, 2016

Oooi :D


Como eu disse no post anterior, meu cabelo virou um bagaço depois da descoloração + reconstrução + carnaval com praia e piscina, e chegou a hora de agir. Resolvi procurar mais coisas sobre o tal do cronograma capilar, e estou montando o meu.

Pra iniciar o cronograma comprei um shampoo detox, seguindo recomendação de vários blogs que li, e essa era outra coisa que eu nunca tinha ouvido falar. Pode chamar de machona desinformada sim, não ligo, rs. Comprei também uma touca metalizada e uma máscara hidratante/nutritiva poderosa da Alfaparf seguindo a recomendação da moça da loja que usou e salvou o cabelo com ele. Se vai funcionar? TOMARA porque o bichim não foi barato.






Outra recomendação que ela me deu foi de fazer umectação logo, correndo, pra poder já começar a melhorar a aparência do cabelo por causa da porosidade, daí cheguei em casa e corri pra ver que deabos era isso e encontrei no blog Cabelos de Rainha uma umectação muito fácil de fazer, com azeite e mel.

Umectação: é uma nutrição feita com óleos para que haja reposição lipídica (gordura mesmo) nos fios melhorando a aparência pois fecha as cutículas. Ponto negativo: pode deixar o cabelo com aspecto pesado, sujo, como fica o cabelo quando está 'oleoso' se for feita em excesso e seu cabelo estiver com baixa porosidade (cutículas do cabelo bem fechadas).

Umectação com azeite e mel: O azeite vai servir para nutrir o cabelo, já o mel serve como hidratante. Então essa é na verdade uma nutrição+hidratação ;)

Passo a passo:
  1. Em uma vasilha plástica coloque 4 colheres de mel + 8 colheres de azeite de oliva extra virgem;
  2. Aqueça de 15 a 20s no microondas e misture bem OU ferva água em uma panela e aqueça a mistura em banho-maria até misturar completamente o mel no azeite.
  3. Lave bem o cabelo com shampoo (eu usei o detox) e retire o excesso de água.
  4. Passe a mistura ainda morna (pra não separar de novo o mel) nos cabelos, mecha por mecha, enluvando bem para que tenha maior absorção. NÃO PASSE NA RAIZ.
  5. Coloque uma touca plástica (eu usei a metalizada) e aguarde de 30 a 40 minutos.
  6. Lave o cabelo com shampoo (usei o normal que tenho) e condicionador.
  7. Deixe secar naturalmente ou use protetor térmico e secador na temperatura baixa
  8. ITEM IMPORTANTE: Limpe toda a sujeira que você fez no banheiro com desengordurante e Veja HAHAHAHA
Ó, a misturinha não fica bonita não tá? Mas é aquela coisa, quem vê cara, não vê coração. Porque gente, a coisa é milagrosa! Tô em choque. O cabelo tava todo espigado, branco porque saiu a violeta genciana que uso pra deixar ele roxo, e com uma aparência terrível. Depois de fazer a umectação ele tá mais lisinho, e tá até brilhando. Na moral, tô de cara com o resultado. Tão simples e poderoso!! Tem muito pra melhorar ainda? Lógico. Não vou colocar foto porque como minha câmera é do celular não ficou tão bacana :/

Não passei a violeta pra colorir novamente, fiz exatamente como diz a 'receita' pra ver o resultado. Sempre que for colorir será no dia de fazer a hidratação ou a nutrição, pois preciso misturar a violeta em um creme branco para que a cor pegue bem no cabelo. Lembrando que: violeta genciana é um antisséptico comprado em farmácias e não agride o cabelo como uma tintura. O que agride o cabelo é a descoloração :/  E como o meu cabelo já está bem debilitado vou continuar usando ela atééééé eu ver que melhorou pra só aí pensar se vou usar alguma tintura colorida ou se vou acabar voltando pro preto total (duvido muito).

Então vamos lá, como vai ser meu cronograma:

1ª semana: Detox + Hidratação/Umectação, Nutrição, Reconstrução
2ª semana: Hidratação/Umectação, Nutrição, Hidratação
3ª semana: Detox + Hidratação, Nutrição, Hidratação/Umectação
4ª semana: Hidratação, Nutrição, Reconstrução/Cauterização

As letras ficaram pequenininhas mas é só clicar na imagem que dá pra ler ;)
Vou seguir esse cronograma por um mês, daí dependendo de como meu cabelo estiver no fim do ciclo eu mudo. ;)

Lá no facebook as gatitas já me deram mais algumas dicas de como dar uma melhorada na aparência dos fios com bepantol, ampolas de vitaminas e ainda creme de tutano! Adorei!! Se tiverem mais dicas, tô aceitando! haha

Beijokas! ;*

Posts Relacionados

0 comentários

PINTEREST