Seasoning: a importância do tempo de adaptação ao corset

segunda-feira, outubro 19, 2015


Tudo que é novo causa um certo desconforto. Seja um exercício novo, o primeiro dia na escola nova, um sapato novo... e com o corset não é diferente. Sentir um pequeno desconforto devido a pressão da peça nos primeiros dias é completamente normal, porém não confunda desconforto com dor. Dor NUNCA é normal!

O "seasoning" ou "break-in corset" pode ser traduzido como um período de ajuste ou tempero dos tecidos e barbatanas do corset, para que eles se ajustem da melhor forma ao corpo, e se refere ao tempo que é recomendado/necessário para que a usuária se adapte ao corset. É neste período que avaliamos se há algo de errado na peça e encaminharmos de volta para a loja caso necessite de algum tipo de ajuste. Este período de adaptação dura de 7 a 10 dias e o tempo máximo de uso diário são 4h, e o aperto não deve ser no máximo, o corset deve permanecer levemente folgado e confortável. Aliás, o aperto nunca deve ser no máximo, pois você vai acabar se machucando e ficando com falta de ar, ter formigamento nas pernas etc.

Muitas meninas acham que esse período de adaptação é bobeira e que podem iniciar o treino no modo hard sem problemas (e temos casos de meninas que realmente não tiveram problemas, mas são minoria) porém, devemos ficar atentas ao seguinte:

Se você nunca:
  1. usou um corset, você não está acostumada com a pressão da peça e seu corpo não irá reagir bem pois é um processo de modificação da sua estrutura óssea, então dores aparecerão rapidinho;
  2. colocou um corset para TL, dificilmente você acertará a amarração na primeira ou segunda vez. Sim, é mais complexo do que parece, mas é bem fácil quando se pega a prática. Não se assutem se urrarem pra colocar o corset nas primeiras vezes, é normal. Daí se tu apertar demais com a  com a amarração errada já sabe o resultado né? Dor. 
  3. usou um corset você não sabe o quanto seu corpo suporta de pressão. Ou seja, arroxar já na primeira vez é pedir pra sentir dores e querer desistir do corset. Vá com calma!
  4. mediu o seu corset, você não tem como saber se as reduções que são feitas na peça estão corretas e se elas podem te trazer algum problema.
  5. fez abdominais e começar de cara com 300 abs o que você vai ter é inflamação muscular e vai precisar de anti-inflamatórios e nada de corset, além de não conseguir fazer as abs e exercícios para lombar que são necessários. Se você desconhece esses exercícios clique AQUI.
  6. usou um corset com ancas, você de cara vai achar elas estranhas, vai achar que tá tudo errado e vai xingar a corsetmaker, mas CALMA: nos primeiros dias elas vão se acertando no seu corpo, e depois ficarão lindas. 
  7. comeu (almoço e janta) com um corset, o tapa vai ser duro: se você comer "normalmente" na mesma quantidade, provavelmente irá se sentir imensa, estufada e irá correr para tirar o corset, pois não está acostumada nem com a pressão nem com a necessidade de comer menos e mais vezes. Então o ideal é que nas horas que estiver com o corset nessa primeira semana você faça refeições leves, de preferencia lanches pequenos como frutas, barras de cereais, um sanduíche natural e nada de carne de porco, churrasco, massas etc. 
"Ah Kamila, mas eu já sou macaca velha nesse negócio de TL... Já li tudo, já ví vídeos, já entrei em grupos de TL no Facebook, até parece que preciso disso." KIRIDA, a teoria é linda, mas na prática a coisa é outra. Então larga de doideira e faz o negócio direito ok? Pensa que é o seu corpitcho e a tua saúde que estão em jogo!!

Enfim, para colocar um corset NOVO seja o seu primeiro, segundo ou qualquer outro é necessário fazer esse período de adaptação. Como exemplo vou usar o meu caso:

No meu primeiro corset fiz a adaptação correta em 4 dias apenas, como vocês podem ver nesse e nesse post, e depois já desandei e comecei a usar 6h e 8h por dia direto. Isso me fadigava um pouco, mas com pouca experiência (mesmo tendo pesquisado bastante) achava que era isso mesmo. E não é. No fim das contas eu comecei a fazer os exercícios de forma errada, prejudiquei mais ainda a minha coluna e tive que fazer fisioterapia.

Na minha tentativa de voltar ao TL este em maio fiz o seasoning corretamente, e a adaptação foi tranquila, visto que eu já sabia o que esperar. Porém descobri o erro nas medidas do meu corset e tive que comprar outro ;/ Confira a tragédia AQUI.

Corset novo comprado e mais uma vez tive problemas com as medidas, só que como estava fazendo o seasoning direitinho e em contato com a equipe da grife, rapidamente descobrimos que houve um erro nas medidas que foram anotadas pela atendente, e com isso eu estava achando o corset esquisito, parecia que não pressionava o suficiente, sei lá. Ok que o corset era novo e o que eu tinha de referência já estava beeem usado, mas eu senti que tinha algo errado, e realmente tinha.

O problema foi que a medida anotada para o meu tórax foi igual a minha cintura: 80cm, porém a medida do tórax eram 87cm, um erro grande e que com as reduções realizadas em cima dessa medida poderiam me trazer problemas mais pra frente. Esse tipo de erro pode acontecer e é aí que entra a importância de não usar o corset arroxado 8h por dia logo de cara e também medir ele para conferir as medidas logo que ele chega (vou ensinar por fotos e quem sabe vídeo quando o meu chegar na próxima semana - provavelmente). Imagina a dor que eu iria sentir por causa dessa redução maior que o devido?

Então pra ficar certinho vamos a uma tabelinha bááááásica para ser seguida nos primeiros dias de TL:


Bom, para fechar vou deixar estes links com texto e vídeos (tudo em inglês, mas dá pra traduzir com o google translator ;) ) com mais informações pra vocês sobre o seasoning: 




"temperando" o corset - 1º uso - Lucys Corsetry

Beijokas! ;*

Posts Relacionados

1 comentários

PINTEREST